domingo, 13 de octubre de 2013

O Germinal e o Naturalismo de Émile Zola

O Germinal é um filme homonino do livro do mesmo nome, do Émile Zola. O filme retrata a realidade nas minas de carvão na França do século XIX.

O jovem Étienne Lantier chega à mina de carvão em busca de emprego, já que em Paris não acha trabalho e precisa ajudar a mãe dele; um dos obreiros morre e então ele é procurado para cobrir a mais nova vaga na mina. Ele aceita, mesmo sabendo que pouco ou nada servirá o seu salário para ajudar a mãe.

Na mina ele descobre um diferente novo mundo e, é lá onde conhece a moça Catherine Maheu pela qual se sentirá atraído, embora seus mundos tomem rumos diferentes.

O dinheiro é pouco e a fome é muita, é o extremo de tempos duros onde alguns querem tirar proveito, como o dono de uma venda que nega mercadorias fiadas para uma mãe, mas diz poder mudar de ideia se ela entregar a jovem filha para ele. Chantagens sexuais acontecem em troca de moedas ou comida.

No bar que o Lantier costuma frequentar há um jovem anarquista que pensa que a melhor forma de mudar essa realidade é ‘reconstruindo’, acabando com o Capitalismo, derramando sangue, começando de zero; já, o jovem Lantier inicia a organização de uma greve em prol de melhoras para todos os obreiros da mina.

A greve se inicia e com ela, disputas e confrontos. O dono da mina não abre mão e não atende aos pedidos dos trabalhadores e enfrenta o problema laboral, mas este não é o único problema que ele deverá enfrentar, outros problemas vêm acontecendo mesmo sem ele saber, dentro de casa dele, a traição da mulher com o seu jovem sobrinho que está prestes a casar.

As lutas acontecem e um dos representantes da greve morre. Por outro lado, o anarquista tenta vingança, o que acaba dando fim à mina. Neste acontecimento o jovem Lantier e sua amada ficam soterrados, de onde só um deles sairá vivo.

No final, a greve acaba e mesmo que eles não tenham conseguido revindicar todos os seus direitos este momento passa a ser muito importante para as futuras mudanças que acontecerão na França.


Émile Zola, com esta obra prima soube denunciar as podridões da França daquela época, documenta em detalhes e mostra o que a sociedade esconde mesmo sendo tudo fruto dela mesma. Seu espírito Naturalista é engajado e procura denunciar e achar possíveis saídas a todos esses problemas sociais usando o Determinismo como suporte para seu estudo.


Claude Berri, diretor do filme, soube com cuidado e expertise traduzir a obra de Émile para as telas do cinema. Este filme, de 1993, ganhou vários prêmios. Vale a pena assistir!


Víctor Gonzales






Germinal (Filme completo em Espanhol)


No hay comentarios: